segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que é Física?

O conceito de física tem se tornado cada vez mais amplo e útil em nossas vidas, e por isso, tornou-se cada vez mais difícil defini-la sem correr o risco de ser impreciso. No entanto se conhecermos suas principais características tais como seus métodos, conceitos e suas relações com o nosso dia – dia e com outras ciências, para a parti daí, podermos construir o nosso próprio conceito sobre a física.

Definir a física como “a ciência que estuda os fenômenos da natureza”, é um pouco impreciso para uma ciência tão ampla como a física. Pois para definir a física, é preciso entender seu significado no dia-dia e compreender seu papel histórico e sua influencia no desenvolvimento da vida social das pessoas.
A Física (do grego physis, ‘natureza’) é uma das ciências que investigam os fenômenos da natureza, destacadamente nos aspectos da matéria, da energia e do movimento, estudando os fenômenos mecânicos, térmicos, elétricos, luminosos e magnéticos. Além de seu próprio campo de investigação, a física também auxilia outras ciências da natureza, como a química, a astronomia, a geografia e a biologia.
Ela não é um conjunto de conhecimentos completos e para sempre imutáveis; ao contrário, ela é algo que cresce e também se modifica. Constantemente surgem novos campos de estudo, e fenômenos que aparentavam ser independentes, sem qualquer relação entre si, passam a revelarem-se como aspectos diferentes de um único fenômeno mais geral.
O estudo da Física pode ser dividido em diversas partes:

• A Mecânica, que estuda os fenômenos relacionados ao movimento:


• A Acústica, que estuda os fenômenos sonoros:


• A Termologia, que estuda os fenômenos térmicos:



• A Óptica, que estuda a natureza da luz e os fenômenos por ela produzidos:



• O Eletromagnetismo, que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos:



• A Física quântica, que estuda e analisar as estruturas mais íntimas da matéria e das radiações:






Como surgiu a física

Eram chamados de "físico" todos aqueles que se dedicavam ao estudo da natureza. Só que mais adiante, com o desenvolvimento do conhecimento, o campo de atuação de quem estudava a natureza, ficou subdivido em várias Ciências. Assim, o campo de estudo dos corpos celestes era chamado de a Astronomia, a ciência que estudava os seres vivos seria chamada de biologia, a que estuda as transformações das substâncias passou a ser chamada Química, e assim por diante.

Assim a física se destacou mais com o estudo dos movimentos e a estrutura da matéria que compõe o universo. Os primeiros "físicos" que surgiram foram os filósofos gregos que viveram entre 650 a 250 a.C. Eles foram pioneiros na tentativa de explicar os fenômenos que aconteciam na natureza por meio de observação. Ela se desenvolveu como uma ciência específica a partir dos estudos astronômicos realizados por Giordano Bruno, Copérnico, Tycho Brake, Kepler até mesmo Galileu, com seus estudos sobre a queda dos corpos.

Como trabalha os físicos.

Definir a física como “como a ciência que estuda os fenômenos da natureza”, não é errado, é apenas uma definição insuficiente. Pois na realidade o trabalho de um físico, cientista em geral, consiste em observar a natureza, tentar explicar seus fenômenos e quando possível aplicar suas conclusões em outras descobertas. No entanto, a natureza é o maior mistério para os físicos e ao mesmo tempo constitui uma infinita fonte de pesquisa para a física, por isso, é muito difícil desassocia a física da natureza.

Quando os físicos observam a natureza, os mesmos buscam em seus estudos as suas regularidades, ou seja, fenômenos repetitivos, e depois teorizar uma explicação satisfatória para esses fenômenos, eles tenta generalizar essa explicação para outros fenômenos ainda não ainda não compreendidos.

Na física, qualquer explicação sobre algum fenômeno só será aceita se tiver argumentos consistentes e se for comprovada cientificamente. Se não passará de mera especulação. Mas como uma teoria ou uma explicação pode ser comprovada cientificamente? Para ser aceita com credibilidade no meio cientifico, uma teoria deve passar por método cientifico que consiste basicamente nas seguintes etapas:
a) Observação de um fenômeno na natureza: onde o físico observa fenômenos com um olhar amplo e cientifico no intuito de detectar suas regularidades.
b) Explicação cientifica: o físico propõe uma explicação para esse fenômeno observado.
c) Formulação de hipóteses: as hipóteses são formuladas no intuito de testar a explicação proposta.
d) Comprovação: as hipóteses são comprovadas por meio de experimentos científicos.

A física em nossas vidas


Sabemos que a ciência ( principalmente a física) tem interferido diretamente ou indiretamente em nossas vidas, pois algumas descobertas da ciência tem possibilitado o surgimento de varias novidades que interferem em nossas vidas.
Embora muito antiga a física, com seus conceitos tem sido muito utilizada em novas invenções no mundo atual. Essas novas invenções nada mais é que tecnologia que surge para intervir ou alterar a nossa realidade.
A tecnologia é bastante diferente da ciência, que por sua vez, é uma forma de compreender o mundo, e a tecnologia como vimos altera a realidade do mundo, utilizando-se da ciência para criar e construir novos aparelhos capazes de servir a humanidade. Um exemplo que podemos ter são os satélites, onde o estudo sobre os movimentos da lua, possibilitou o uso dos satélites. Basta olharmos ao nosso redou e perceberemos que o estudo da está presente em tudo.
A física esta presente em nossas desde as coisas mais simples ate os aparelhos mais complexos como os aparelhos elétricos e eletrônicos. Ela estar presente nos meios de comunicação, de transportes, meios de produção e outros, ate mesmo na medicina ajudando os médicos a salvar vidas.



Radio Diferencial.

Livros Indicados Para Leitura:

  • Titulo: Os 10 mais belos Experimentos Cientificos. Autor: Robert P. Crease. Resumo: Em sua coluna na revista norte-americana 'Physics World', o filósofo e historiador da ciência Robert Crease fez uma votação entre seus leitores perguntando quais seriam os maiores experimentos do mundo. O resultado está nessa magnífica jornada, que percorre 2.500 anos de progresso na ciência, revelando os grandes experimentos que nos permitiram conhecer a realidade do nosso planeta. Ao longo do caminho vemos, entre outros, Eratóstenes, no século III a.C, medir pela primeira vez a circunferência da Terra. Encontramos Galileu Galilei calculando a velocidade de queda dos corpos. E conhecemos o pêndulo montado por Foucault, no século XIX.