Para a construção gráfica da imagem de um objeto em espelhos esféricos devemos considerar três raios básicos (observe a figura baixo):
Observação: Os espelhos esféricos podem ser de dois tipos, como mostra a fogura:
a) espelho esférico côncavo
b) espelho esférico convexo
RAIOS NOTÁVEIS:
1) Raio que incide paralelo ao eixo principal, reflete passando pelo foco.
2) Raio que incide passando pelo foco, reflete paralelo ao eixo principal.
3) Raio que incide passando pelo centro de curvatura, reflete sobre si mesmo.
ESPELHO CONCAVO:
1. QUANDO O OBJETO ESTIVER LOCALIZADO ANTES DO CENTRO DA CURVATURA:
A imagem é:
- Real
- Invertida
- Menor.
2. QUANDO O OBJETO ESTIVER LOCALIZADO SOBRE O CENTRO DA CURVATURA:
A imagem é:
- Real
- Invertida
- Mesmo tamnaho.
3. QUANDO O OBJETO ESTIVER ENTRE O CENTRO DA CURVATURA E O FOCO:
A imagem é:
- Real
- Invertida
- Maior.
QUANDO O OBJETO ESTIVER SOBRE O FOCO:
A imagem será dita impropria.
. QUANDO O OBJETO ESTIVER ENTRE O FOCO E O VERTÌCE:
A imagem é:
- Virtual
- Direta
- Maior.
ESPELHO CONVEXO:
A imagem é:
- Virtual
- Direta
- Menor
Deivid meu patrão fascinante o artigo, gostei mesmo. Bem dinâmico, bom mesmo!
ResponderExcluirComo posso baixar esses vídeos?
ResponderExcluirvoce tem como me enviar por e-mail?
mary_lgk@hotmail.com
tenho que apresentar um trabalho sobre isso.
Muito legal!!!!
ResponderExcluirmuitos legal essa aula vai servi para uma apresentação de trabalho no instituito federal obrigado
ResponderExcluir