terça-feira, 13 de outubro de 2009

Energia

Diariamente fazemos uso de algumas das diversas formas de energia existentes em nosso planeta. A energia é uma grandeza de muita importância tanto na física quanto em muitas atividades da nossa vida cotidiana e profissional.
De modo geral, o conceito de energia estar relacionado ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. E por conta de sua diversidade, ate hoje a física não possui uma definição satisfatória de energia.
O conceito de energia surgiu no século XIX, e pode ser usado em todos os ramos da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química. Ela se apresenta na natureza de varias formas, tais como:

1. Energia química: É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula, por exemplo, os seres vivos só utilizam a energia química, os alimentos que nos proporciona a energia calórica para nosso corpo.




A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A água é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia.

2. Energia térmica: é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta T de um sistema, exemplo: a combustão de gasolina que libera calor.



A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à soma das energias cinéticas de seus constituintes microscópicos. À transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor.
A energia térmica (e o calor) medem-se em unidade de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma habitual a caloria.
A definição de caloria é a quantidade de calor (energia) necessária para elevar em 1 grama de água de 14,5 graus Celsius (oC) para 15,5oC.

3. Energia mecânica: é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial "p".
a) Energia cinética: É definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Exemplo: um carro em movimento.



b) Energia potencial: é a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão "armazenadas".




4. Energia elétrica: é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia. É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.
A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares, que é utilizada por diverso aparelhos transformando-se em luz, som, calor e etc.


5. Energia sonora: é um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido. O som é uma forma de energia que, à semelhança da luz, é transportada por meio de ondas. Quando produzir-mos um som, pela fala ou de outro modo qualquer, provocamos uma vibração nas moléculas do ar; essas vibrações chegam aos nossos ouvidos*, fazendo-os também vibrar. No interior do ouvido, as vibrações sonoras transformam-se em impulsos elétricos que, levados aos cérebro, são identificados como sons. A vibração das cordas da guitarra e dos pratos da bateria produz, no ar sua volta, uma onda quee chega aos nossos ouvidos.




6. Energia luminosa: forma de energia relacionada com a luz.A luz é uma onda eletromagnética que se propagam no vácuo com a mesma velocidade c com o valor de 3x108 m/s (velocidade da luz). Além do Sol existemoutras fontes de luz como as lâmpadas elétricas, velas e fogo que sao bastente aproveitadas pelo homem e sua vida diaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO PARA QUE POSSAMOS MELHORAS AIN DA MAIS ESTE BLOG.

Radio Diferencial.

Livros Indicados Para Leitura:

  • Titulo: Os 10 mais belos Experimentos Cientificos. Autor: Robert P. Crease. Resumo: Em sua coluna na revista norte-americana 'Physics World', o filósofo e historiador da ciência Robert Crease fez uma votação entre seus leitores perguntando quais seriam os maiores experimentos do mundo. O resultado está nessa magnífica jornada, que percorre 2.500 anos de progresso na ciência, revelando os grandes experimentos que nos permitiram conhecer a realidade do nosso planeta. Ao longo do caminho vemos, entre outros, Eratóstenes, no século III a.C, medir pela primeira vez a circunferência da Terra. Encontramos Galileu Galilei calculando a velocidade de queda dos corpos. E conhecemos o pêndulo montado por Foucault, no século XIX.